Descrição

Olá! Seja bem-vindo(a) ao curso de violão popular. O curso conta com aulas para alunos(as) dos níveis iniciante, intermediário e avançado.

Além de contar com aulas de iniciação ao violão (para quem nunca tocou violão antes), ao longo das aulas serão abordados os conceitos básicos e avançados das diversas técnicas do instrumento, do repertório, da teoria musical (como leitura de cifras, tablaturas e partituras, harmonia, improvisação) e da composição ao instrumento, sempre buscando atender aos interesses dos(as) alunos(as), da forma mais prática e direta possível.

Nível iniciante

-Iniciação ao violão

-Como produzir som no instrumento

-Primeiros acordes

-Ritmos e batidas básicas

Nível intermediário

-Primeiras escalas

-Notas do instrumento

-Iniciação à leitura musical (cifras, tablaturas)

-Técnicas complementares

-Repertório

Nível avançado

-Solos

-Iniciação à harmonia e improvisação

-Formação de acordes

-Noções básicas de composição


Matrículas encerradas até período pós-carnaval.



Jean Lopes

Natural de Porto Seguro (Bahia), Jean Lopes cursou a licenciatura em música e bacharelado em violão clássico pela UFRGS, sob orientação artística de Paulo Inda nas duas graduações. Atualmente é aluno de violão do prof. Dr. Daniel Wolff no mestrado em práticas interpretativas do PPG-MUS/UFRGS, tendo como orientadora de pesquisa a prof.ª Dr.ª Isabel Porto Nogueira. Jean iniciou seus estudos de violão em 2004 com sua mãe, Fernanda Lopes (violonista, cantora e compositora). Em 2007 iniciou os estudos formais de música com o professor Daniel Eilers. Em 2011, ingressou no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais (CEIM) tendo aulas com Paulo Inda e, posteriormente, com Rubens Baggio Lima. Participou de diversos festivais, tendo aulas com Mario Ulloa, Francisco Gil, Maria Haro, Daniel Göritz, María Isabel Siewers, Juan Almada, Lapo Vannucci, Javier Bravo, Silvana Saldaña, Cecília Siqueira, Fernando Lima, Thomas Patterson e Eduardo Isaac. Já tocou em bandas como a Thezinaulalah, tocando bateria e sendo responsável por alguns dos arranjos da banda. Foi baterista convidado da primeira apresentação semestral das turmas do curso de música popular da UFRGS. Em parceria com Victória Gautto (clarinete) e Gabriel Islaz (guitarra) formou e integrou o Red Submarine Trio ao longo do ano de 2016, tocando violão e contribuindo para alguns dos arranjos do trio e escrevendo músicas especialmente para esta formação. Já tocou ao lado de vários instrumentistas e cantores tocando músicas dos mais variados estilos, indo da música renascentista ao Pop Americano. Foi vencedor do 2º e 3º Prêmio de Violão Juan Carlos Amat, em 2015 e 2016, respectivamente. Este concurso é promovido pela Estação Musical em parceria com o Consulado Geral da Espanha em Porto Alegre. Em audição realizada durante o XXXII Festival Internacional de Inverno da UFSM, foi selecionado para realizar intercâmbio de oito semanas na University of Georgia (EUA), concorrendo com outros musicistas de diversos instrumentos. Atualmente vem desenvolvendo e intensificando seus trabalhos como compositor e instrumentista. Atua tocando repertório para violão solo e de música de câmara, já tendo tocado com diversas formações instrumentais, desde duo de violão e flauta doce até conjunto de violões. Seus trabalhos atuais incluem o Attraversiamo (junto com a cantora Ambra Palazzi) duo de violão e voz com Stéfani Dartora (jazz, MPB, Pop e autorais) um duo de violões com Felipe Herbert da Silva, o duo Corrêa-Lopes (duo de piano e violão com Guilherme Corrêa), além de ser um dos integrantes do "Grupo UPA!". Como professor, Jean já atuou oferecendo oficinas extraclasses de música em escolas regulares, trabalhou em escolas de música, projetos sociais, creches, além de ter sido bolsista do PIBID/Música da UFRGS e professor de violão clássico no CEIM da UFRGS. Atualmente dá aulas particulares e é professor pela Dinâmica Escola de Música e Produções Artísticas, além de ser coordenador do núcleo musical da Casinha Kaponto.